sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Contribuição para o XI Encontro Internacional

NÓS TEMOS UM TESTEMUNHO A DAR1
Não será um discurso que poderá dignamente fazer o elogio ao amor, mas será a vida de vocês, cônjuges cristãos, que estão engajados na magnifica aventura.1 - Padre Caffarel
O sonho de realizar o XI Encontro Internacional no Brasil não foi a concretização de um desejo nosso, mas o resultado da caminhada das ENS coroado em Roma em 2009. Nesta ocasião, os CR Provinciais e Regionais do mundo inteiro, após discernirem, concluíram que chegara a hora de alargar os horizontes do Movimento realizando um Encontro Internacional fora das fronteiras europeias. Somos parte dessa decisão, pois o "sim" das lideranças do Movimento está fundado no "sim" dado a cada dia pelos equipistas brasileiros ao longo da nossa história, na certeza de que as ENS são verdadeiramente esperança para os casais e as famílias do mundo inteiro.
Todo o viandante traz no coração o desejo do encontro e o Encontro é para nós motivo de esperança. Há muitas incertezas no contexto da realização desse evento. Há áreas em que os resultados estão totalmente fora da nossa influência, especialmente no que se refere às finanças internacionais. Mas, se só tivéssemos “certezas” não haveria o que esperar, por isso, cheios de esperança, realizaremos, neste mês de outubro, em todas as equipes do Brasil, uma Coleta em benefício do XI Encontro Internacional.
Esta Coleta será um gesto de ação de graças a Deus pela abundância e fecundidade das Equipes de Nossa Senhora no Brasil.
Escolhemos o mês de outubro para realizá-la, porque no dia 12, celebramos a devoção a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Lembramos que ela é também Padroeira de Brasília e que esta cidade nasceu sob auspício da cruz de Cristo, onde um grande cruzeiro de madeira foi implantado no ponto mais alto da região, em 1955, como marco simbólico da fé que animava os empreendedores da grande obra nascente. A cruz também está simbolizada no projeto de Lúcio Costa na interseção dos dois grandes eixos viários que caracterizam Brasília, cruzando-se em ângulo reto muito próximo do local onde realizaremos o XI Encontro Internacional.
Realizaremos a Coleta no dia da reunião mensal de cada equipe. Para que ela não seja confundida com a contribuição inerente à reunião. Inserimos nesta Carta um envelope, que facilitará a preparação antecipada dos equipistas, permitindo-lhes levar a sua oferta já pronta para a reunião.
Como sabemos, a reunião mensal é por si só um momento extraordinário da vida de equipe, pois concretiza e renova a resposta dada anteriormente pelos casais à convocação do próprio Jesus em nome de Quem e com Quem se reúnem, mensalmente, em assembleia. Em particular, a reunião de outubro deste ano, será especial. Nela escolheremos os casais responsáveis que irão animar os seus irmãos de equipe para que se sintam comprometidos espiritualmente com este grande projeto de renovação da vida do Movimento que é o Encontro Internacional.
Por isso, alegra-nos estarmos diante desta manifestação amorosa de partilha dos dons que, em Jesus, é sinal e celebração da generosidade de Deus, cuja bondade e misericórdia multiplica os dons da comunidade quando colocados à disposição de todos.
Vivermos este gesto de solidariedade implica darmos o primeiro passo, na esperança de que a caridade cristã seja realmente o vínculo e a razão de ser da vida em equipe.
Nós temos um testemunho a dar!1

Graça e Roberto
CR pela Comissão Organizadora Brasília 2012
(1)      – Padre Henri Caffarel: vocação do amor. In: Boletim dos amigos do Padre Caffarel, nº 8 – janeiro 2011, p.19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário