sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bem Vindo o Tempo do Advento, bem vindo novo Ano Litúrgico!

O ciclo Natalino é composto de três momentos:
Chamamos tempo do advento a primeira fase de nossa preparação para o natal, cor roxa, em sequencia temos o tempo do natal propriamente dito também chamado de oitava do natal e a igreja utiliza para este período a cor branca nos paramentos durante as cerimonias.
O tempo do Natal propriamente dito é aquele que a Igreja celebra uma variedade de festas religiosas importantes tal como a festa dos Santos Reis, festa da Sagrada Família, festa da Apresentação do Senhor, festa da Epifania e a Festa do batismo do Senhor para concluir o ciclo natalino.
O tempo do Advento é um tempo penitencial, por isso a Igreja utiliza a cor violeta ou roxa nos paramentos dos sacerdotes durante as celebrações, bem como nas vestis dos leitores, comentaristas e liturgistas além de outros utensílios sacro.
Outro dado importantíssimo no tempo do Advento são os textos sagrados proclamados nas Santas Liturgias Dominicais, com destaque para a mensagem de Deus através dos profetas ícones do povo semita tais como Isaias, Jeremias, Oséias que através destes profetas Deus fala de conversão, mudança interior de preparação do caminho como diz João Batista o percursor de Jesus, desta forma o tempo do advento procura no seu contexto global chamar a atenção da humanidade para a vinda do Messias, Deus e salvador em três momentos distintos: na parusia (Segunda Volta de Cristo), (Juízo Final).
Eis a mensagem comumente contida no primeiro domingo do Advento.
Já no segundo domingo do Ad, tanto para o ano A, B, ou C, a tônica da mensagem de Deus chama atenção de todos para perceber a presença do Senhor, na própria conversão pessoal, nos gestos e nas ações que traduzem e revela a nossa mudança interior.
 Enfim, a mensagem do segundo domingo do Advento tem por finalidade formar a consciência coletiva de um Deus que de certa forma já esta presente entre nós, ou seja, de um Emanuel deixando claro e patente uma verdade: ‘’Senhor vem a partir do momento que eu me converto e procuro realizar a vontade de Deus na minha vida. ’’
Terceiro domingo do Ad, podemos resumir a mensagem do Senhor na seguinte frase: -‘’Alegrai-vos o  Senhor esta próximo! ‘’, é o chamado domingo Gaudium, isto é domingo da alegria, uma alegria no meio da penitencia tem sua razão de ser, na proximidade do Senhor que esta as nossas portas e deseja entrar.
Finalmente, o quarto domingo do advento traz como mensagem fundamental a comemoração da primeira vinda histórica de Jesus no Natal, é o filho de Maria e José e ao mesmo tempo filho de Deus que se manifesta no meio de nós, é o Emanuel ‘’Deus conosco’’ é o ponto mais alto de nossa esperança e de nossa espera.
Quero ainda lembrar os irmãos leitores que estamos concluindo neste mês de Novembro o ano Litúrgico conhecido como o ano A onde o evangelista Matheus apareceu na maior parte dos textos do evangelho, e iremos iniciar agora o ano B, onde teremos na maior parte das liturgias dominicais o evangelista São Marcus que tem a missão de nos revelar um Cristo que veio ao mundo para amar e servir a todos na humildade, misericórdia e bondade, removendo o mal físico, espiritual e moral do mundo na condição de mestre e bom pastor.
Bem eu desejo aos amigos leitores, um tempo do Advento verdadeiramente libertador, juntamente com todos os que lhes circundam e assim possamos celebrar o Natal mais belo e feliz de toda a nossa historia já vivida até então. Que Deus nos conceda sua graça bem-faceja hoje e sempre!

Pe.Dioclécio Ribeiro Silva.
SCE ENS – Setor Mogi-A

Nenhum comentário:

Postar um comentário