segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SÃO JUDAS TADEU

História de São Judas Tadeu



São Judas Tadeu era natural de Caná da Galiléia, na Palestina. Sua família era constituída do pai, Alfeu (ou Cléofas) e a mãe, Maria Cléofas. Eram parentes de Jesus. O pai, Alfeu, era irmão de São José; a mãe, Maria Cléofas, prima irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo irmão de Jesus. 
O irmão de Judas Tadeu, Tiago, chamado o Menor, também foi discípulo de Jesus.Ao que se sabe, seu pai era um daqueles discípulos de Emaús, a quem Jesus apareceu naquela tarde do dia da Ressurreição.
Quanto à sua mãe, ela era uma das mulheres que se encontravam ao pé da Cruz de Jesus, junto com Maria Santíssima. 
São Judas Tadeu é um santo cristão e um dos doze apóstolos de Jesus. Seus outros nomes são Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. Ele foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu para se distinguir de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus.É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana.
O atributo de São Judas é a maça. Ele também é geralmente mostrado nos ícones com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo juntamente com os outros Doze apóstolos. Outro atributo comum é ver Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa.
Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro (supostamente a Epístola de Judas) ou uma régua de carpinteiro. É quase certo que ele falava tanto o grego quanto o aramaico, assim como os seus contemporâneos naquela região, e que era um fazendeiro de profissão.


Pelo ano 50, participou do primeiro Concílio, o de Jerusalém. Em seguida, foi evangelizar na Judeia, Samaria, Idumeia, Síria, Mesopotâmia,Líbia antiga, Armênia e Pérsia. São Judas Tadeu converteu milhares de pagãos. 
No ano 70, a intensidade do testemunho do apóstolo provocou a fúria de sacerdotes pagãos de Edessa, que ordenaram que ele fosse morto. No dia 28 de outubro do mesmo ano, Judas Tadeu foi assassinado a golpes de bastões, lanças e machados.
Os restos mortais, após terem sido guardados no Oriente Médio e na França, foram definitivamente transferidos para Roma, na Basílica de São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário