domingo, 25 de novembro de 2012

A transmissão do "bácalo" à Dom Pedro Luiz.


A celebração foi conduzida pelo padre Dorival Aparecido de Moraes. Mesmo com o clima abafado dentro do ginásio, as pessoas cantavam e aplaudiam sem demonstrar incômodo. No altar, a imagem da padroeira de Mogi das Cruzes, Sant´Anna, ganhou um local de destaque. Do lado de fora do Náutico, telões mostravam tudo o que estava acontecendo lá dentro. Duas tendas foram montadas para que as pessoas também acompanhassem a cerimônia na parte externa.
Após apresentar aos fiéis o documento de nomeação, Dom Pedro recebeu o bácalo (cajado), símbolo episcopal, das mãos de Dom Airton: "Nesse momento passo a Diocese de Mogi das Cruzes para as mãos de Dom Pedro Stringhini", disse Dom Airton José dos Santos. Após o anúncio, as milhares de pessoas que acompanhavam a celebração deram uma salva de palmas. Durante a cerimônia, o novo bispo também ganhou o anel e a cruz que pertenceram a Dom Paulo Rolim Loureiro, primeiro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes.
Depois de receber os símbolos episcopais, Dom Pedro sentou na Cátedra, a cadeira que representa a missão do bispo de governar e servir ao povo. Oficialmente bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro recebeu saudações dos quase 7 mil fiéis. Por fim, os padres da diocese acolheram o bispo, com o gesto simbólico de beijar o anel de Dom Pedro e abraçá-lo. Depois da cerimônia de posse, os fiés acompanharam a missa especial, rezada pelo bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini.
Nomeado
Dom Pedro Luiz Stringhini foi nomeado bispo, em setembro deste ano, pelo Papa Bento XVI, depois que o antigo bispo da diocese, Dom Airton José dos Santos, deixou a cúria da região em março de 2012 para assumir como Arcebispo da Arquidiocese de Campinas.
Fonte: G1 24/11/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário