domingo, 29 de abril de 2012

II Congresso Vocacional Diocesano


Está acontecendo entre 29-04 e 06-05 o Congresso Vocacional Diocesano com o tema: "Mestre, em atenção a tua Palavra, lançarei as redes." (CF.Lc 5,5) no Centro Diocesano Pastoral.

Diocese de Mogi das Cruzes
2011 - 2012 - Ano Jubilar

Comunicação Mogi-A


sábado, 28 de abril de 2012

domingo, 15 de abril de 2012

Posse do Arcebispo Dom Airton (Campinas-SP)

O novo arcebispo de Campinas (SP), Dom Airton José dos Santos, enalteceu a paz durante seu discurso de posse neste domingo (15), na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Cerca de 3,5 mil pessoas acompanharam a cerimônia, a maioria pelo telão do lado de fora da igreja. Entre os convidados estavam 35 bispos, cerca de 200 padres, além de autoridades, como o prefeito Serafim Júnior.
“Que bom seria se pudéssemos falar a toda hora isso para as pessoas”, disse Dom Airton, ao comentar a citação bíblica da saudação de Jesus Cristo aos apóstolos: “A paz esteja convosco”. Nomeado em 15 de fevereiro pelo Papa Bento XVI, ele substitui Dom Bruno Gamberini, morto em agosto de 2011.
“Chego com a esperança de fazer a vontade de Deus, e não é [tarefa] fácil. Antes devemos compreendê-la”, disse o arcebispo. À frente da Arquidiocese, Dom Airton terá a responsabilidade de levar a mensagem da Igreja Católica aos fiéis de Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Monte Mor, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, um população estimada de 2 milhões de habitantes.
A cerimônia de posse de Dom Airton, o 7º bispo e 5º arcebispo da Arquidiocese desde 1908, começou as 10h, e acabou próximo das 13:15hs.
G1

sábado, 14 de abril de 2012

VAI CIROOO...

Como instantaneamente publicado neste Blog (Quase ao Vivo - parte 1 e 2), nos dias 31-03 e 01-04 participamos da Formação Nível III realizada no Cefas (Santos) e de antemão e com propriedade lhes garanto que foram momentos maravilhosos! Em nome do colegiado e de todos os casais do setor Mogi-A, queremos agradecer a acolhida e o carinho que fomos recebidos, todos os envolvidos foram muito atentos com os casais e a condução da formação se desenvolveu maravilhosamente bem.
Gostariamos de prestar uma homenagem a um casal que para nós, se destacou bastante nestes 2 dias, por sua força de vontade e carinho que tem pelo movimento. Estamos falando da Helena e do Ciro, equipistas a 11 anos, atualmente estão a frente do Setor Mogi-B exercendo o trabalho de Casal Responsável do Setor, e põe responsável nisso. Na sala de palestras ele, com o seu “invocado” notebook deram apoio aos palestrantes, onde a cada mudança de slide da apresentação, ouvia-se uma frase que em alguns minutos se tornara um bordão – VAI CIROOOO! Pra quem não está entendendo muito bem, trata-se de um “delay” ou espaço de tempo que ocorriam entre o avanço dos slides, estes momentos por mais simples que foram, com certeza fez com que todos os presentes naquela sala estivessem atentos, esperando o próximo – Vai Cirooo! E que sem querer (ou querendo) fixamo-nos todos nos assuntos abordados pelos palestrantes e convidados e isso transformou a “participação” em “formação”.
Mais uma vez, obrigado pelo carinho que dispensaram com todos os casais e que NS Medianeira e NS da Vitória, sempre proteja vocês!
Com Carinho
Luciana e Adolfo
ENS Rainha da Paz – Mogi-A

terça-feira, 10 de abril de 2012

Dom Airton José dos Santos

Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Airton

"Todos aqueles que, atraídos pelo Pai e movidos pelo Espírito Santo, respondem livremente ao amor revelado e comunicado no Filho, formam a Igreja assembléia dos eleitos em Cristo."


Com a certeza que é um dos formadores eleitos em Cristo, queremos em nome de todos os casais equipistas do Setor Mogi-A manifestar nosso carinho e agradecimento pelos serviços realizados em nossa Diocese e especialmente ao Movimento das Equipes de Nossa Senhora.


Que a Virgem Maria interceda junto ao Pai derramando bênçãos a essa sagrada missão a que foi chamado!
Estará sempre em nossas orações!!!!!

Claudia e Lourival 
CRS Mogi-A 
    

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Um pouco da história das ENS...

COMO COMEÇOU...
Em 1938, um jovem padre de Paris, Henri Caffarel, recebe a visita de uma pessoa que desejava lhe falar sobre sua vida espiritual. Alguns dias depois, ela volta, acompanhada do marido. A seguir, esse casal apresenta o Padre Caffarel a outros três casais. Repletos de amor e cristãos convictos pedem a ele que os guie em busca de viver o seu amor à luz da sua fé. “Façamos o caminho juntos” responde-lhes o Padre Caffarel, e dessa maneira, o projeto de se reunirem para refletir em comum sobre o matrimonio estava lançado. 

Pouco a pouco, os olhos destes jovens casais descobrem o lugar privilegiado do casal nos desígnios de Deus. Simultaneamente, fazem experiências de vida comunitária onde se realiza a promessa de Cristo de estar presente. A vida deles progride através da abertura aos outros, na união a Deus, entre os esposos e entre os casais.

HISTÓRICO E DATAS...
O movimento iniciou em Paris, em 1938, fundado pelo Padre Henri Caffarel. Durante a Segunda Guerra Mundial o movimento se expandiu e é criada a revista "L'Anneau d'Or" que divulga a experiência das pequenas equipes e sua espiritualidade.

Em 1947 o movimento se organiza e é elaborado um documento fundador: a "Carta das Equipes de Nossa Senhora", ou mais conhecido por "Estatutos", que contém os pontos essenciais que cada casal, membro das ENS, deve seguir.

De 1950 a 1969 o movimento se expande. Primeiro ultrapassa as fronteiras da França, constituindo-se na Bélgica e na Suíça. Chega ao Brasil e a Luxemburgo em 1950; em 1953 às Ilhas Mauricio e Senegal; 1955 a Espanha e ao Canadá; 1956 a Inglaterra; 1955 a Portugal; 1958 à Alemanha e Estados Unidos; 1959 à Áustria e Itália; 1961 à Austrália e Colômbia; 1962 a Madagascar e Vietnam; em 1963 ao Líbano e Irlanda; em 1968 Japão e África francesa e em 1969 à Índia. Diante desta expansão, optou-se por manter o movimento como um único movimento mundial de caráter internacional.

1957 - Visita do Padre Caffarel ao Brasil. Com profundo espírito de devoção às equipes brasileiras o Padre Caffarel visita pela primeira vez o Brasil. Num encontro de muita vibração, alegria e cheios de esperança, alguns casais das 10 equipes existentes na capital de São Paulo e 3 do Interior se reúnem com o Padre Caffarel no Colégio Santa Cruz para ouvirem avidamente suas palavras.
 
Em 1975, as Equipes de Nossa Senhora são reconhecidas por Roma como uma "Associação Internacional Católica" - carta do Cardeal Roy, Presidente do Pontíficio Conselho para os Leigos.

Em 1976, a "Carta das Equipes de Nossa Senhora" é revista por uma equipe responsável, que elabora o documento definitivo : "O que é uma Equipe de Nossa Senhora". Esta é a principal referência para as Equipes de todo o mundo. Neste mesmo ano, no Encontro Internacional de Roma nascem as Equipes Jovens de Nossa Senhora.

Em 1992 o Pontíficio Conselho para os Leigos reconhece as Equipes de Nossa Senhora como Associação de Fiéis de Direito Privado e seus estatutos são reconhecidos "ad experimentum", isto é, em regime probatório.

No dia 26 de julho de 2002, festa de Sant'Ana e São Joaquim, o Pontíficio Conselho para os Leigos reconheceu definitivamente as Equipes de Nossa Senhora como Movimento de Fiéis Leigos
 
Hoje o Brasil é o país com maior número de equipistas no mundo...
 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O que é a oitava da Páscoa?

Passados os exercícios da Quaresma, pelos quais nos preparamos para a celebração da Ressurreição do Senhor, entramos no Tempo Pascal, tempo de alegria e exultação pela nova vida que o Senhor nos conquistou pagando, com sua entrega na cruz, o alto preço de nosso resgate. A cor litúrgica é branca, símbolo da pureza e da alegria (afinal, estamos limpos do pecado) e a presença do Círio Pascal é marcante como símbolo do Cristo Ressuscitado, coluna de LUZ que vai à frente do seu povo.  Dentro deste Tempo Pascal temos a Oitava de Páscoa propriamente dita. 

Como a Páscoa é uma festa de grande importância para nós cristãos, nada mais justo que reservarmos uma semana para celebrarmos solenemente a ressurreição de Cristo.
A oitava de Páscoa, portanto, é formada pelos primeiros oito dias do Tempo Pascal, com missa própria.
Nesta semana, em particular, como o mistério da "passagem" do Senhor pela morte é extremamente profundo, durante 8 dias celebraremos esse grande mistério como se fosse um único dia com o objetivo de viver melhor o ponto central de nossa fé: A RESSURREIÇÃO DE JESUS (no passado, esse era um tempo especial de contato com a fé para os que tinham sido batizados durante a Vigília Pascal).


Todo o tempo pascal, que se estende por 7 semanas até a Festa de Pentecostes, é marcado, não apenas nos domingos mas também durante os outros dias da semana, pelos textos de Atos dos Apóstolos e São João.
São trechos que nos mostram a fé das primeiras comunidades cristãs e dos Apóstolos em Cristo Ressuscitado e nos convidam a fazer da nossa vida uma contínua páscoa seguindo fielmente os passos de Jesus, testemunhando-o corajosamente no mundo de hoje.

Bom seria participarmos desses oito dias meditando e comungando. Entretanto, se assim não for possível, oremos por todos nós para que a luz do Cristo Ressuscitado nos ilumine para que sejamos LUZ para todos que nos cercam!
 Feliz Páscoa a todos!
MENSAGEM RECEBIDA DE DALILA/XISTO - BRASÍLIA

Monica e Sérgio

Queridos irmãos Equipistas
Queremos agradecer do fundo do coração as orações e carinho que manifestam por nós. É por essas realizações que enfrentamos com muita fé, esperança e confiança em Deus todos os desafios.
Que Nossa Senhora da Medianeira interceda junto ao Pai por cada casal e pelo nosso amado Movimento;
                              

Um fraternal abraço!!!!!!!
                          
                                                      Mônica e Sergio

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Folhetim Mensal ABRIL/12

Queridos casais,
É com grande alegria que publicamos a capa do Folhetim Mensal de Abril-12. Os exemplares já estão a disposição dos casais ligação que com certeza nos próximos dias, farão chegar até vocês.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

SETOR MOGI-A pelo Brasil e pelo Mundo!

Queridos irmãos,
Mensalmente esperamos ansiosos pela chegada da Carta Mensal, que sempre nos traz matérias importantíssimas e este tipo de comunicação mantém o movimento das ENS alinhado e ao mesmo tempo renovado, antes de qualquer coisa, deixemos aqui registrado nossos parabéns à equipe organizadora da Carta Mensal.
O que nos faz publicar este FURO DE NOTÍCIA são os laços estreitos que a equipe de comunicação do nosso setor mantém com outros Setores, Região e Super Região. Tive acesso á um exemplar da edição 461 da CM antes mesmo de seguir pelo correio aos equipistas, e lendo rapidamente alguns artigos eis que sem me dar conta me prendi na leitura da página 21 (meu número de sorte), lia uma matéria simplesmente maravilhosa e envolvente, intitulada como "Um Sim Renovado", uma matéria que vale por uma verdadeira formação. Queridos, o que me deixou muito orgulhoso é que esta linda matéria que me prendeu, foi escrita e enviada pelo nosso querido irmão José Rubens da Ana Marem da ENS Aparecida do nosso setor Mogi-A, então resolvi, dividir esta alegria com todos nossos leitores e seguidores do blog.
JR em nome do Setor Mogi-A quero lhe transmitir os parabéns pela iniciativa e pela belíssima matéria!! 
Um grande abraço, Adolfo da Luciana
(ENS Rainha da Paz) 


domingo, 1 de abril de 2012

FORMAÇÃO NIVEL III - Cefas Santos (parte 2)

Amigos,
Estamos de volta, para tentar passar à vocês um pouco do nosso segundo dia de Formação (01-04-12). Acordamos com uma bela serenata, feita pela equipe de animação e após nossa oração matinal (a Laudes), tomamos um belo e reforçado café da manhã. Palestraram sobre o sentido da ligação nosso querido Casal Provincial, Hermelinda e Arturo e não menos importante, tivemos outras 3 palestras. Os casais foram divididos em círculos, identificados por cores, isso fez com que pudéssemos trocar idéias sobre os temas abordados. E como nem só de pão vive o homem, todos nós participamos de uma bela missa de ramos, que teve início na praça central do Cefas, em seguida fomos em procissão à capela onde pudemos dar continuidade à nossa participação na celebração.
Abaixo, tentaremos passar-lhes alguns momentos vividos através de imagens... Um Grande abraço, Luciana e Adolfo.













Fotos: Adolfo Wapnyk